Durante o megashow da virada de ano, realizado na Praia de Copacabana (RJ), o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) divulgou a
logomarca das Olimpíadas do Rio de Janeiro/2016. O design apresentado
revela uma inspiração no Pão de Açúçar, um dos principais cartões
postais da Cidade Maravilhosa, e almeja simbolizar o estilo de vida
“leve” do carioca e do brasileiro.
Logomarca do Rio-2016
Foto: Reprodução/Site COB
Logomarca do Rio-2016 foi revelada antes da virada para o Ano-Novo
Fred
Gelli, o autor do desenho que venceu outros 136 projetos, explicou
com maiores detalhes a intenção de sua ‘obra’. “Nossa intenção era
mostrar o jeito carioca de receber. E de uma maneira mais sutil, o
nosso cartão postal, o Pão de Açúcar. Ela traz também as cores do
Brasil e tem um pouco da nossa informalidade”, afirmou o profissional
da agência de publicidade carioca Tátil.
“É uma marca humana que simboliza a natureza da alma carioca e
sintetiza o povo brasileiro. Ela é tridimensional, conectada às novas
mídias. Nada mais lógico que uma marca escultura para uma cidade
escultura”, completou.
O anúncio foi dado às 22h20 num telão, quando quase duas milhões de
pessoas se preparavam para acompanhar o show da cantora baiana Daniela
Mercury. Atletas brasileiros, como os saltadores Maurren Maggi e Caio
Cézar (esperença de medalha nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres)
participaram da cerimônia, assim como o presidente do COB, Carlos Arthur
Nuzman e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
A marca foi escolhida no último dia 1 de setembro, por unanimidade,
pelos 12 membros do corpo de jurados. Em novembro, o desenho foi
aprovado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), mas, desde o início,
manteve-se em total sigilo.